quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A Primavera Da Nossa Vida

Vejo a vida por estações. Da primavera de nossa mocidade à quietude do inverno da nossa jornada. Jovens sementes brotam na estação das flores. Necessitam de sol, água e afeição para frutificarem. Na primavera da nossa vida, somos belos, inocentes e gratos pela simples existência. Somos ainda isentos de ambições mas dotados de grandes sonhos. A vida nos passa sem que demos conta pois dela apenas desfrutamos sem nada exigir, sem metas nem prazos. Ao olharmos para trás, será de nossa primavera a lembrança mais doce de nossa existência, aquela da qual mais sentimos falta. Falta de quando eramos inocentes, puros e que da vida nada pedíamos senão apenas viver.

Nos chega o verão e com ele as grandes aventuras. A busca incessante por um lugar de destaque ao sol. A vida corre e nós seguimos estes passos acelerados. A existência não nos é o bastante. Ansiamos cada vez mais por aquilo que ainda não possuímos: carreira, família, estabilidade, etc. A cada objetivo conquistado, surge uma nova ambição. Somos insaciáveis, ávidos por conquistas. O céu parece-nos ser o limite, e até mesmo este é passível de ser superado uma vez alcançado. O sol nos queima e precisamos construir nossos alicerces para de seus efeitos danosos escapar.

Corremos tanto durante o verão que por vezes deixamos de notar que o outono nos vem chegando. Impiedoso, ele não se importa em roubar-nos a juventude e a beleza de nossas folhas, antes verdes e que agora começam a ressecar. Murcham as flores, caem as folhas secas. Nos damos conta de que a vida nos passou depressa demais. As perdas são inevitáveis e muitos são os que tentam se agarrar ao pouco daquele sol que nos resta. Outros sentem demasiadamente a nova estação e se perdem em lembranças do passado. Por fim as chuvas parecem lavar um pouco desse sentimento e seguimos olhando em frente. As ambições de outrora perdem lugar para um maior cuidado com o "eu". Preparamo-nos para a nossa última estação.

O inverno traz-nos serenidade. Voltamos ao início e alegramo-nos pela nossa existência. O branco da neve cobre-nos os cabelos. Teremos quem nos aqueça quando o frio se intensificar? As folhas e flores do nosso jardim foram plantadas. Nossos olhos cuidadosos fitam essa paisagem ainda adormecida. Ela será a continuação da nossa existência, a garantia de uma nova estação.

Adormecemos. Uma nova primavera nos cobre de flores, folhas e frutos. A vida se renova. Nossa alma se eleva para prestigiar novamente o milagre da existência humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário