sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Quando O FBI Fecha Uma Porta, Os Hackers Abrem Um Túnel

O livre compartilhamento de videos e música está sofrendo graves ameaças. Os protestos tomaram conta das redes sociais e sites do mundo inteiro. Toda essa agitação se deve à duas siglas: SOPA e PIPA. Duas propostas do congresso e senado norte-americanos que prometem dar fim às formas de "pirataria" às quais estamos todos tão habituados.

SOPA é a sigla de Stop Online Piracy Act e PIPA significa Protect IP Act. Ambas as propostas trazem a tônica da censura. Um retrocesso no que já foi conseguido no passado no que se refere a divulgação de conteúdo. Quem não se lembra das brigas homéricas de bandas contra o NAPSTER? Naquela época, baixar músicas online era visto como a pior forma de pirataria. Anos se passaram, milhares de sites e programas foram criados com os mesmos critérios, sejam eles gratuitos ou não, e o que se viu foi apenas uma mudança na velha ordem de divulgação de material.

Obviamente que as grandes indústrias estão em polvorosa com a facilidade em que hoje se consegue ter acesso aos materiais de áudio e vídeo via download. Fácil de entender, tomemos por exemplo a indústria fonográfica. No princípios os velhos discos de acetato eram vendidos em compactos que traziam apenas duas canções. O lado "A" trazia o "hit" que tocava nas rádios e o lado "B" trazia uma canção qualquer que podia ser muito boa ou muito ruim. Mas uma única canção não interessava muito e era terrível ocupar tanto espaço na prateleira com tantos mini discos. Então veio o LP, o cd, o mp3, etc. Os lucros foram diminuindo e o esforço para criar um produto que nos leve a desembolsar 30 ou 40 reais tem aumentado. Essa equação produto de qualidade x lucro tem deixado as empresas de cabelo em pé.


A briga contra os sites de compartilhamento ganhou um destaque especial depois que Megaupload foi fechado e seu fundador Kim Schimitz e outros 3 diretores da empresa foram presos. A revolta tomou conta das redes sociais, tais como o Twitter e já se pensam alternativas para compensar a perda. Não demorará até que os hackers criem novas formas de burlar os "cadeados" impostos pelo FBI e novos meios de compartilhamento de dados invadam nossos pc's. A verdade é que tais atos só prejudicam aos que querem baixar arquivos em sites confiáveis, sem temer contaminar suas máquinas com os temíveis vírus.

Não se pode parar uma onda em pleno oceano. Os downloads de arquivos são uma realidade e já fazem parte do nosso cotidiano e ignorar ou tentar barrar isto é no mínimo ingênuo. Criam-se barragens mas as águas ainda podem escoar pelos lençóis subterrâneos. É apenas mais um desafio, não se enganem. Esta briga está longe de ter se encerrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário