quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Quem Pode Julgar o Juiz?

O julgamento do Mensalão tem sido um motivo de ampliar rixas políticas em partidos. A cada dia vemos proliferarem na internet denúncias e gráficos para tentar estabelecer qual partido é o "mais ladrão". Eu particularmente não me importo em defender este ou aquele partido, pois para mim eles apenas se diferenciam em cores, legendas e discurso. A prática é a mesma. E os vícios da corrupção idem. Aliás, estes são a característica mais marcante da política brasileira.

As últimas denúncias visam desmascarar um dos novos "heróis" do povo brasileiro: o ministro Gilmar Mendes.

Primeiro grande problema do nosso humilde e carente povo: a mania de querer transformar em heróis os homens que fazem o mínimo exigido do seu trabalho. D. Pedro é visto como herói por ter declarado a "Independência" do Brasil, sendo que de independente este país não tinha nada e permanecemos compartilhando do mesmo monarca que Portugal. Lampião, ladrão e assassino, estuprador e sequestrador. Robin Hood nordestino que aterrorizava ricos e pobres, e pelo pouco que repartia, virou mito. Getúlio Vargas, grande chefe de nação. Ditador cruel, perseguidor de comunistas e assassino. Ainda hoje é endeusado por muitos. Lula, o "pai dos pobres". Um chefe de estado amnésico, que "não sabe de nada" das sujeiras que se escondem debaixo de seus próprios pés.

Temos tantos outros falsos heróis, e ainda nos veem mais os ministros do STF para ampliar essa lista. E o que fazer quando a denúncia recai contra os juízes?

Não sei até que ponto a culpa existe, pois não encontrei muitas fontes confiáveis para poder me posicionar com maior veemência. O que era de se esperar, até porque quanto mais alta a montanha, mais difícil é a escalada ao topo. E os nossos figurões da justiça tem muitos meios de escaparem dos mínimos traços de poeira. E a nossa mídia apenas estampa nas manchetes aquilo que lhe convém.

Eu sou nascida nos anos 80 e vi a democracia ser "reconquistada". Nestes mais de 25 anos desde a "libertação" da nossa política, escândalos proliferam, são julgados pela justiça eleitoral e abafados pelas renúncias e imunidades parlamentares. Nenhum partido ou segmento político ficou livre de ter seus minutinhos nas páginas policiais. Porém, a caçada termina sempre nos peixes menores. Está sendo diferente neste julgamento? Não acredito muito. O que difere é o tipo de punição, agora em justiça comum. Mas encarcerar os meliantes políticos não faz de juízes heróis. Eles apenas estão cumprindo o papel ao qual foram designados

Mas as denúncias ao alto escalão mostram que ainda tem muita sujeira embaixo de toda essa lama. Tal qual a nossa polícia, que estimula o tráfico, revende armas aos bandidos, fazem tratos com traficantes e aterrorizam cidadãos comuns sem poder aquisitivo, os nossos ministros e juízes estão até o pescoço de envolvimento com atividades escusas. E quem os julgará? Aqueles que igualmente estão enfiados na lama?

Só há uma forma de se mudar o panorama político do Brasil: EDUCAÇÃO. Educação moral, social, política. Temos de instruir nossos pequenos para que estes entendam seu papel social, que respeitem as diferentes classes e não se apropriem indevidamente daquilo que não lhes pertence. Educação para se entender que as pequenas corrupções são bolas de neve que tomam proporções gigantescas e não há como frear e nem fazer desaparecer os efeitos provenientes delas. Educação de qualidade nas escolas básicas e de ensino superior, para formar profissionais competentes e éticos. Essas transformações são lentas demais e muitos de nós não estarão mais neste mundo para desfrutar de um país mais justo, mas mesmo assim temos de iniciar este movimento o quanto antes.

Por enquanto, temos que engolir policiais, políticos e juízes corruptos. Muito embora tenhamos sim que pressionar e lutar para que a justiça seja feita, não importando à quem deva atingir. Quem julga um juiz é o povo. O povo que não entende ainda a sua força. O povo que ainda depende de heróis para se manter com fé. O povo deve se politizar, se inteirar daquilo que se passa nos núcleos dos governos. Deve beber e comer das leis que regulamentam sua vida, entender seus direitos e fazer valer a sua força.

Nós somos os verdadeiros juízes desta nação. Devemos nos fazer ouvir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário