terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Vergonha: Um Caso Genoíno

Um caso julgado, uma corrupção. Entre 2005 e 2006 a compra de votos conhecida como Mensalão esteve ativa no Congresso Nacional. No ano de 2013, o caso foi julgado e 25 pessoas envolvidas foram condenadas. Ao serem efetivadas as ordens de prisão, deu-se início à mais uma comédia política no país.

Entre acusações de golpes políticos, exageradas reações de falsos heróis de lado à lado e chiliques partidários, a nossa mídia de rádio, TV, jornal e internet foi inundada de informações,opiniões, fatos e mitos. Não há ato de heroísmo em se fazer o serviço ao qual você se dispôs ao escolher uma carreira. Porém, tampouco existe perseguição política ao se investigar, julgar e prender um criminoso político.

Preso político ou político preso?

Não vamos confundir história passada com o presente latente. O fato de muitos dos condenados terem sido presos políticos no passado não os coloca em situação semelhante no presente. Não houve causa, senão a própria. As atividades ilícitas foram a causa genoína destas prisões. O fato de uma história falar pelo bem destes, faz com que suas ações sejam ainda mais condenáveis. Não apenas condenáveis, vergonhosas. Vexatórias. A história virou lama.

Agora o vexame se tornou ainda maior. Uma multa de mais de R$ 660.000,00 foi estipulada para que José Genoíno pagasse. O que fez sua família? Criou uma forma de arrecadar dinheiro dos "fãs" do político. Há que se louvar toda a inteligência destes em tornar todo o caso numa obra de folhetim. Desde a prisão, envolto em um lençol no pescoço, como se fosse um super-herói, o punho cerrado ao alto em pose de líder e militante de uma causa justa, passando pela brilhante jogada em cima da doença, com todo o drama de uma novela mexicana e culminando com os pedidos de "esmola" para a "causa".

Toda a questão foi tão bem articulada que muitas mentes se contaminaram com o dramalão e estão humildemente dando suas generosas contribuições pela "nobre causa". Enquanto a fome impera nos grandes centros urbanos, a seca assola o nordeste, o crime prolifera em todas as partes, a causa genoína atrai milhões. Dinheiro que é suado e que será derramado injustamente para remição dos pecados de um corrupto.

Quantos milhões não foram desviados de nossas escolas, hospitais, polícia, e bens públicos para movimentar a corrupção? Quanto de nós não é tirado diariamente para pagar salários astronômicos de pseudo servidores públicos, eleitos para lutarem em nossa causa? Quanto que estes senhores realmente advogam ou advogaram em nossa causa, seja num passado recente ou longínquo? Até quando seremos feitos de babacas perante os espertalhões que nos cercam?

Pensem, antes de doarem. Quem realmente merece o seu dinheiro e seu esforço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário