quinta-feira, 11 de agosto de 2016

A música ajuda ex-ginasta a voltar a respirar

O ano de 2014 começou tenebroso para Laís Souza. Atleta da ginástica artística, integrante da seleção brasileira, se preparava para competir nos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, na Rússia. A modalidade era o esqui aéreo. Porém, durante os treinamentos em Salt Lake City, ela perde o controle durante uma descida e bate contra uma árvore.


Têm-se início um pesadelo. Com uma lesão na vértebra C3, na cervical, ela recebe o terrível diagnóstico de tetraplegia, ou seja, paralisia do pescoço para baixo. Devido à lesão, foi preciso realizar uma traqueostomia, procedimento cirúrgico em que um tubo de ventilação é posto na traqueia do paciente para que este possa respirar.

Em lesões do tipo, é comum que o paciente tenha de passar a vida em respiração mecânica. Porém, a força de vontade de Lais e a ajuda da música, fortaleceram os pulmões da atleta e permitiram que ela pudesse voltar a respirar normalmente.

"Eu odeio fazer exercício respiratório, e os exercícios que me passaram no hospital era chato. Teve um dia que eu resolvi, 'vamos botar um monte de música e ficar cantando'. E nesse dia eu fiquei cantando por umas 3 horas seguidas. E na última hora, meu oxigênio já tava em 100%", conta Laís.

Uma música em particular se tornou a "trilha sonora" da recuperação de Laís. A música "Encostar na Tua" da cantora mineira Ana Carolina, foi uma das mais incentivadoras para a ex-ginasta.

O canto trabalha diversas funções, sendo a respiratória uma das principais. No caso de Laís, não apenas ajudou a fortalecer os músculos da respiração, como também serviu de exercício para outras funções, como a deglutição e a fala, uma vez que o mesmo trabalha com pulmões, articulação de sons e movimentos de lábios e língua.

Hoje Laís vive um dia de cada vez, lutando para recuperar os movimentos de braços e pernas. Sempre embalada pelo poder da música música.

Parceiro: Casa da Musika

Referências:

http://globoplay.globo.com/v/3837360/

http://globoesporte.globo.com/olimpiadas-de-inverno/noticia/2014/03/fantastico-lais-souza-canta-recorda-acidente-e-mostra-forca-no-tratamento.html

http://esporte.uol.com.br/esportes-de-inverno/ultimas-noticias/2014/03/23/lais-revela-sonho-de-andar-e-conta-como-musica-a-ajudou-a-respirar.htm

https://esportes.terra.com.br/jogos-de-inverno/lais-souza/


Nenhum comentário:

Postar um comentário