sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Aos Foliões e Devotos Religiosos: Carnaval x Fé

Mais um ano a festa pagã mais comentada do país se inicia em meio a uma guerrinha particular com os fervorosos seguidores do Cristianismo. A cada ano parece-me que deve-se fazer uma escolha entre Deus ou o carnaval. Me pergunto o por quê de tal imposição e não encontro uma explicação plausível que me convença da maleficência do carnaval. Carnaval não é religião e não possui culto, seja ele à Deus ou ao temível e provavelmente inexistente Diabo.

Atribui-se o rachasse ao Carnaval por este se tratar de uma festa pagã. Outro argumento insuficiente, visto que o paganismo é um termo erroneamente empregado nas religiões cristãs. Pagão é um termo que designava os povos politeístas e que passou a ser usado para designar os não cristãos. Não tem nada haver com adoração ao mal. O fato é que 90% dos feriados e datas comemorativas do nosso calendário devem-se às festas românicas religiosas e o carnaval destoa das demais por não possuir um culto arraigado ao seu sentido. Ela existe apenas para ser celebrada.

A religião nada nos impõe, mas os religiosos obrigam aos seus servos fazerem uma escolha, como se brincar e se divertir fosse pecado e contra os preceitos da igreja. Não entendo por que a dor e o sofrimento são tão celebrados nas religiões, mas a folia e a diversão são condenáveis. Obviamente que não são todos os seres humanos que se divertem com o tipo de diversão proporcionada pelo carnaval, mas não se deve demonizar algo apenas para causar medo aos fiéis.

Se ocorrem crimes, badernas e desordens isso não é privilégio do carnaval. É uma falha de carácter humano e pode ocorrer em qualquer época do ano. Aliás os maiores crimes da história foram cometidos em nome da fé. A fé cega que tenta obrigar que todos os seres humanos sigam aos mesmo dogmas e às mesmas crenças sejam elas católicas, protestantes, judaicas, muçulmanas, etc.

Sou católica, temente a Deus e minha fé independe de seguir cegamente aos dogmas religiosos. Brincar o carnaval não me faz amar menos a Jesus nem me afasta do caminho do respeito e amor ao próximo. É possível ser feliz em 3 dias e estender essa felicidade para os demais 362 dias do ano, ou 363 em anos bissextos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário